A Galeria PontoArt se inspira na Semana de Arte Moderna para sua próxima exposição coletiva em comemoração aos “92 Anos da Semana de 22”

Quadro a óleo de Marrey Peres

O Leitor – óleo sobre tela de Marrey Peres

Inspirada na histórica Semana de 1922, mais conhecida como a Semana de Arte Moderna, a paulistana Galeria PontoArt promove a partir do próximo dia 11 de fevereiro, até o dia 22, uma exposição coletiva com a participação ativa de 21 artistas plásticos. Juntos, comemoram os 92 anos do evento, homenagem intitulada “92 anos da Semana de 22”, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922.

Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti foram os principais participantes da Semana de Arte Moderna no Brasil, além do escultor Vitor Brecheret, com obras expostas no saguão do Teatro Municipal. Influenciados pelos movimentos vanguardistas, externaram seus posicionamentos artísticos e ideológicos por meio de criações em pintura, música, escultura, literatura e folclore, entre outras formas de arte.

A produção artística gerada por esse movimento modernista ainda é uma grande referência no Brasil e segue respeitada no exterior. Seja pelo então esgotamento do modelo acadêmico, seja pela transformação cultural brasileira ocorrida na época. Contextualizando, os destaques intelectuais e artísticos daquele período (fins do Século XIX, início do Século XX) eram questões relacionadas à pesquisa do nacional, o papel da cidade de São Paulo, a formação do modernismo pelas artes plásticas, o percurso dos artistas europeus radicados no País, a influência de Paris, e as contribuições do expressionismo, entre outros temas.

A presente homenagem, patrocinada pela Galeria PontoArt, contará com um coquetel de abertura, quando a casa recebe os artistas e o público visitante, e um evento de encerramento, quando será realizada uma caminhada artística pelas ruas próximas, na Vila Madalena, em São Paulo. Cada artista carregará sua própria obra, com o objetivo de promover uma exposição ambulante, com a presença de músicos tocando peças alusivas à Semana de 22 e com a leitura de uma Carta, à exemplo do que ocorreu 92 anos atrás. Os temas, as técnicas e os estilos são livres e as obras desses artistas ficarão disponíveis para venda durante todo o período da exposição.

Para o artista e galerista Marrey Peres Jr., proprietário da Galeria PontoArt, “A Semana de 22 foi o maior evento de transformação e liberação da Arte já ocorrido no Brasil. Foi um marco de quebra dos paradigmas do próprio pensamento crítico brasileiro. Por isso é importante lembrá-la e comemorá-la, pois ainda temos muitos paradigmas para serem quebrados neste País.”

E para sua mulher, a galerista Lucília Giordano, “a ideia de sairmos às ruas com as obras para um passeio tem o objetivo aproximar o artista do seu público, de inovar a forma de expor as obras de arte e de nos divertirmos também, é claro”!

Os artistas que participarão da comemoração “92 Anos da Semana de 22” são: Acácio Pereira, Ana Mora, Ananda Giordano Peres, Beth Lima, Carlos David Segre, Daniel Freitas, Elizabeth Belleza, Fernando Naviskas, Giuseppe Ranzini, Helena Ribeiro, Lucas Pennacchi, Maria Clarice Sarraf, Marrey Peres (in memorian), Maurício de Toledo Piza Lopes, Mi Castelani, Plinio Arenare, Rosalva Maria Campos Siqueira, Tarzio Tomei, Thais Lino Costa, Vivielen Dall Osto e Yves Winandy.

Vejam as fotos da obras:

Abapuruna - Helena Ribeiro

Abapuruna – Helena Ribeiro

 

Ando Desvairando Porque Tarsila Não Veio - Vivi Dall'Osto

Ando Desvairando Porque Tarsila Não Veio – Vivi Dall’Osto

Ballerina in Rosso - Giuseppe Ranzini

Ballerina in Rosso – Giuseppe Ranzini

 

Colorindo Caminhos - Mi Catelani

Colorindo Caminhos – Mi Catelani

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cordel Urbano - Daniel Freitas

Cordel Urbano – Daniel Freitas

Efigenia SP - Beth Lima

Efigenia SP – Beth Lima

 

 

 

 

 

 

 

 
 
Empinando Pipa - Yves Winandy

Empinando Pipa – Yves Winandy

 

Mascara - Ananda Peres

Mascara – Ananda Peres

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mente e as Mirabolâncias na Arte - Thais Lino Costa

Mente e as Mirabolâncias na Arte – Thais Lino Costa

 

 
O Sonho Pictorico na Semana de 22 - Tarzio Tomei

O Sonho Pictorico na Semana de 22 – Tarzio Tomei

Movimento III - Maria Clarice Sarraf

Movimento III – Maria Clarice Sarraf

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Patasos - Ana Mora

Patasos – Ana Mora

 
  
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Musictronics - Acacio Pereira

Musictronics – Acacio Pereira

Rumo ao Ceu - Lucas Pennacchi

Rumo ao Ceu – Lucas Pennacchi

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parque Trianon - Fernando Naviskas

Parque Trianon – Fernando Naviskas

 
 
 
 
 
Sem título - Carlos Segre

Sem título – Carlos Segre

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Trabalhador - Rosalva Siqueira

Trabalhador – Rosalva Siqueira

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua Azul - Plinio Arenare

Rua Azul – Plinio Arenare

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Variações sobre uma Bananeira - Mauricio Piza

Variações sobre uma Bananeira – Mauricio Piza

 
 
Serviço:
Galeria  PontoArt
Espaço de Artes e Objetos
Rua Inácio Pererira da Rocha, 246 – Vila Madalena – Tel (11)25481661
Para outras informações, acesse o site : www.marreyperes.art.br
Abertura da Exposição: “ 92 Anos da Semana de 22”, dia 11 de fevereiro ao dia 22 de fevereiro de 2014. Horário: das 18hs às 22hs.
 
Visitação aberta ao público: De 3ª à 6ª, das 11h às 18h e aos sábados, das 12h às 17h.
Entrada: Franca
 
Informações para a imprensa:
Adriana Guidolin – GC2 Escritório de Arte, Fotografia & Assessoria – (11) 30513106 – 9 93074167
 email:. redacao.guidolincomunicacao@gmail.com
Visualizações: 705

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.