Exposição “Somas & Subtrações” – Sobre as artistas

ana-nogueiraANA NOGUEIRA

Conceito

Minhas obras têm como referência o texto de Isak Dinesen, The Blank Page, que fala de uma coleção de quadros existentes num Convento das Carmelitas, em Portugal, feitos com pedaços de ana-nogueira-1lençóis que traziam as manchas de sangue da noite de núpcias das princesas das cortes da Europa. Eventualmente a exposição era aberta e uma enorme procissão de mulheres percorria o espaço e se fixava em frente  a obra de um lençol completamente branco.
Para mim a imagem poética dessa primeira relação, sugeriu o uso de um papel maleável informando a textura dos lençóis com estampas, montados em bastidores de madeira, utilizados para fazer bordados e que reforçam a ideia do mundo feminino.

 

beth-fariaBETH FARIA

Conceito

O trabalho apresentado nessa exposição é fruto de uma imersão beth-fariaaquarela-e-naquim-s-papel-14x19-b-copiana fantasia e divagação, tendo como base uma trajetória na técnica da aquarela desde 1982.
Somas e Subtrações: acréscimo de cores e formas sobrepostas ou a retirada de elementos supérfluos, os quais se passam na imaginação da artista.

 

catherine-kafirisCATHERINE KAFIRIS

Conceito

catherine-kafiris-3Memórias de minha origem Grega.
Razão e Emoção criam formas, volumes, cores, que em complemento com o Elemento Prata, trazido desse meu universo, Soma e Subtrai, dentro do espaço proposto.

 

 

 

 

helena-mullerHELENA MÜLLER

Conceito

O trabalho para essa exposição se delineia através do helena-muller-serie-matera10-anoitecer-no-sasso-28-x-38-cmencantamento, mistério e indagação causados durante a viagem a Matera, na região da Basilicata, Itália. Com suas casas cavadas nas rochas e habitadas (Sassi) e outras construídas, ela é repleta de contrastes, somando-se o moderno ao antigo e a beleza à contradição. Os limites de suas áreas se envolvem e se misturam devido à atmosfera de mistério constante que se apresenta. Isto a torna um dos ícones mais fascinantes da Itália.

 

maria-luiza-melloLUIZA MELLO

Conceito

maria-luiza-mello-4“A terra vista do céu” – esse trabalho é uma homenagem ao fotógrafo, jornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, cujas fotos sempre me surpreenderam e encantaram. A terra vista de um satélite subtrai detalhes provocando uma nova visão, uma explosão de formas e cores, adicionando às minhas experiências uma outra noção de perspectiva.

 

margaridaMARGARIDA GREGORI

Conceito

Expõe um trabalho em linguagem pictórica que expressa o sublime nas composições, proporcionando uma percepção margarida-gregori-2estética à procura do absoluto e da superação.
Com amplo domínio de técnicas, a artista apresenta a figura humana ante um fundo geométrico, colorido e pungente, trabalho pintado em acrílica sobre papel Arches e com técnica de enceramento.
Hoje, o real, o efêmero e o lúdico, se introduzem na obra de arte.
A técnica da aquarela é utilizada na apresentação pictórica de três outros trabalhos.
Pequenos trabalhos apresentam-se com técnica de aquarela.

 

neuza-mattosNEUZA MATTOS

Conceito

neuza-mattos-2Comecei com a natureza bucólica dos campos, hoje meu trabalho reflete o aspecto colorido e febril das cidades. Nesse processo criativo o papel do artista é revelar a realidade comum sob uma nova óptica.

 

 

 

 

rosane-gauss-aROSANE GAUSS

Conceito

A tridimensionalidade na aquarela.
rosane-gauss-img_5475esqTraz da matemática, o raciocínio lógico, a construção programada de diversas formas inerentes em seus trabalhos, novos sistemas, adicionando e subtraindo cores, tons, formas, movimentos, como que em uma equação, onde toda sua percepção, intuição, experiências vividas, suas questões e reflexões resultaram em uma nova realidade.

 

suely-cauduro-1SUELY CAUDURO

Conceito

A característica principal deste trabalho é a repetição.
suely1Esse recorte na minha trajetória artística, através desse conjunto de trabalhos sobre papel, dá continuidade a um processo de investigação de uma matriz ( no caso desenho ) por meio de uma alternância e soma de cores, pequenas subtrações de formas, modificações de espaço visando criar novas atmosferas poéticas.
Mais importante do que essas somas e subtrações, garimpando diferenças, é buscar o que nela permanece.

 

 

thereza-duarteTHEREZA DUARTE

Conceito

thereza-duarte-1A partir de imagens de um fenômeno climático denominado microexplosão, apresento trabalho com sobreposições e relevos, fazendo um jogo, somando e subtraindo; positivo e negativo, elementos que se contrapõem, indicam forças que ao mesmo tempo se complementam e se contrastam. O objetivo do trabalho é despertar o olhar às questões da natureza e suas constantes perdas.

Visualizações: 338

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.