ANA NOGUEIRA
Conceito
Minhas obras têm como referência o texto de Isak Dinesen, The Blank Page, que fala de uma coleção de quadros existentes num Convento das Carmelitas, em Portugal, feitos com pedaços de lençóis que traziam as manchas de sangue da noite de núpcias das princesas das cortes da Europa. Eventualmente a exposição era aberta e uma enorme procissão de mulheres percorria o espaço e se fixava em frente a obra de um lençol completamente branco.
Para mim a imagem poética dessa primeira relação, sugeriu o uso de um papel maleável informando a textura dos lençóis com estampas, montados em bastidores de madeira, utilizados para fazer bordados e que reforçam a ideia do mundo feminino.
BETH FARIA
Conceito
O trabalho apresentado nessa exposição é fruto de uma imersão na fantasia e divagação, tendo como base uma trajetória na técnica da aquarela desde 1982.
Somas e Subtrações: acréscimo de cores e formas sobrepostas ou a retirada de elementos supérfluos, os quais se passam na imaginação da artista.
CATHERINE KAFIRIS
Conceito
Memórias de minha origem Grega.
Razão e Emoção criam formas, volumes, cores, que em complemento com o Elemento Prata, trazido desse meu universo, Soma e Subtrai, dentro do espaço proposto.
HELENA MÜLLER
Conceito
O trabalho para essa exposição se delineia através do encantamento, mistério e indagação causados durante a viagem a Matera, na região da Basilicata, Itália. Com suas casas cavadas nas rochas e habitadas (Sassi) e outras construídas, ela é repleta de contrastes, somando-se o moderno ao antigo e a beleza à contradição. Os limites de suas áreas se envolvem e se misturam devido à atmosfera de mistério constante que se apresenta. Isto a torna um dos ícones mais fascinantes da Itália.
LUIZA MELLO
Conceito
“A terra vista do céu” – esse trabalho é uma homenagem ao fotógrafo, jornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, cujas fotos sempre me surpreenderam e encantaram. A terra vista de um satélite subtrai detalhes provocando uma nova visão, uma explosão de formas e cores, adicionando às minhas experiências uma outra noção de perspectiva.
MARGARIDA GREGORI
Conceito
Expõe um trabalho em linguagem pictórica que expressa o sublime nas composições, proporcionando uma percepção estética à procura do absoluto e da superação.
Com amplo domínio de técnicas, a artista apresenta a figura humana ante um fundo geométrico, colorido e pungente, trabalho pintado em acrílica sobre papel Arches e com técnica de enceramento.
Hoje, o real, o efêmero e o lúdico, se introduzem na obra de arte.
A técnica da aquarela é utilizada na apresentação pictórica de três outros trabalhos.
Pequenos trabalhos apresentam-se com técnica de aquarela.
NEUZA MATTOS
Conceito
Comecei com a natureza bucólica dos campos, hoje meu trabalho reflete o aspecto colorido e febril das cidades. Nesse processo criativo o papel do artista é revelar a realidade comum sob uma nova óptica.
ROSANE GAUSS
Conceito
A tridimensionalidade na aquarela.
Traz da matemática, o raciocínio lógico, a construção programada de diversas formas inerentes em seus trabalhos, novos sistemas, adicionando e subtraindo cores, tons, formas, movimentos, como que em uma equação, onde toda sua percepção, intuição, experiências vividas, suas questões e reflexões resultaram em uma nova realidade.
SUELY CAUDURO
Conceito
A característica principal deste trabalho é a repetição.
Esse recorte na minha trajetória artística, através desse conjunto de trabalhos sobre papel, dá continuidade a um processo de investigação de uma matriz ( no caso desenho ) por meio de uma alternância e soma de cores, pequenas subtrações de formas, modificações de espaço visando criar novas atmosferas poéticas.
Mais importante do que essas somas e subtrações, garimpando diferenças, é buscar o que nela permanece.
THEREZA DUARTE
Conceito
A partir de imagens de um fenômeno climático denominado microexplosão, apresento trabalho com sobreposições e relevos, fazendo um jogo, somando e subtraindo; positivo e negativo, elementos que se contrapõem, indicam forças que ao mesmo tempo se complementam e se contrastam. O objetivo do trabalho é despertar o olhar às questões da natureza e suas constantes perdas.