“AMARRAS” – PontoArt Galeria e Coletivo Transeuntes promovem performance no vernissage da exposição “94 anos da semana de arte moderna de 1922”

AMARRAS-FLYER

“AMARRAS” – por Marcelo Prudente e Pedro Vale

O querer e não poder ou não se permitir, por estar atado a um certo padrão de pensamento, seja pessoal ou social. A ação AMARRAS, que faz parte da série Corpo Colagem do coletivo, consiste em uma performance relacional que tem como foco a democratização através de uma ação simbólica tratando de limites e até aonde cada um se permite ir, assim como uma forma de revolta política ao momento atual do país (quiçá o estado político brasileiro como um todo através dos tempos), ela lida com as ideias e concepções que não nos permitem agir, que não nos deixam ser livres verdadeiramente. Através da estética escolhida há uma busca pela quebra de paradigmas relacionados à figura de poder masculina. Em parceria com o músico Lucas Ronsani a performance apresentará um poema musicado que funciona como um gatilho potencializando a ação. Traz referência à Semana de Arte Moderna de 22, mais especificamente a Flávio de Carvalho e se trata de um manifesto pautado a um sistema altamente inquisidor, castrador e burocrático.

TRANSEUNTES

4Do significado de transeunte, diz-se que é algo ou alguém passageiro, que não permanece por muito tempo em um local, de alguém que anda a pé por certa localização. Tendo por base essa definição, o coletivo trabalha com o relacional, com o outro que observa e passa pelo que criamos assim como com conceitos que perpassam pelo momento do tempo, que é sempre passageiro. O coletivo nasce a partir do encontro de Marcelo Prudente e Pedro Vale e na experimentação da performance “Derradeiro de Lágrimas” apresentada no 088_rdionisiopb_3090211115Festival PopPorn de 2015, trabalhando com o efeito de líquido neon. Atualmente desenvolvem a pesquisa Corpo Colagem, na qual várias performances e intervenções urbanas se desenvolvem através de colagens corporais, em um sentido amplo da criação e a partir disso formando um conceito e impacto visual, seja no âmbito da cidade ou galeria. Dentre elas está a performance ACEITA, em que um vestido de noiva feito de papel é colado no corpo.

Amarras-372Marcelo Prudente, Ator e performer, integrante e fundador do coletivo Transeuntes. Pesquisa performance e intervenção urbana desde 2011 junto ao Desvio Coletivo no qual é membro e fundador, atuando no espetáculo relacional “Pulsão”, nas performances “Cegos” e “Matrimônios”, e no espetáculo “Que morram (os) artistas -, devorando Kantor”. Integrou o Centro de Pesquisas Teatrais(CPT) dirigido por Antunes Filho. Artista convidado e parceiro do Coletivo PI, atuando na performance “Entre Saltos”, e no espetáculo “O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos”. Atuou como facilitador artístico na aplicação do Método Abramovic dentro da exposição Terra Comunal Marina Abramovic+MAI, no SESC Pompéia.

Amarras-232Pedro Vale, artista visual e performer, integrante e fundador do coletivo Transeuntes. Realizou as exposições individuais “Corpo Colagem” (2014), “Assim como as plantas” (2014), “Germinaras” (2015) e de mostras no espaço Casa Visco e Atelier Chimera com a coletiva “Carros que não poluem”. É representado pela galeria PontoArt, aonde já participou de mostras coletivas e desenvolve performances para eventos no local. Artista convidado do Coletivo PI, criou figurinos para o espetáculo “O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos”. Como processo colaborativo já criou videoarte com a cineasta Sara Benvenuto, e os projetos de performance em foto “Joias Folheadas” junto à fotógrafa Karla Brito e “Botânica do Desejo” com o fotógrafo Rafael Sales.

Serviço:
PontoArt Galeria
Rua Inácio Pereira da Rocha, 246 – Vila Madalena – Tel (11) 2548 1661
Para outras informações, acesse o site: www.pontoart.com.br
Performance “AMARRAS”, dia 18 de fevereiro de 2016, quinta-feira, durante o Vernissage da Exposição das 19h às 23h.
Entrada: Franca
logoGC2Informações para a imprensa: Adriana Guidolin – GC2 Escritório de Arte, Fotografia & Assessoria – (11) 3051 3106/9 9307 4167 – email:. redacao.guidolincomunicacao@gmail.com – Skype/ Facebook/Instagram – Adriana Guidolin
Visualizações: 182

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.