PontoArt Galeria promove evento literário “A POESIA CONTEMPORÂNEA E O LEGADO LITERÁRIO DE 22”, como parte das comemorações dos “94 anos da Semana de Arte Moderna de 1922”

Como parte da exposição comemorativa dos “94 anos da Semana de Arte Moderna de 1922”, a PontoArt Galeria realiza no sábado, dia 27 de fevereiro, das 14h às 18h, um importante evento literário, que este ano será dedicado à poesia. O evento contará com um “debate-papo”, leitura de poesias e sessão de autógrafos com os poetas e escritores participantes. O evento será coordenado pela poeta Mariana Teixeira e produzido pela PontoArt Galeria. Deverão participar a escritora Carla Caruso e os poetas Daniel Perroni Ratto, Davi Kinski, Israel Antonini, Lilian Aquino, Mariana Teixeira e Stefanni Marion.

Carla Caruso

Carla CarusoEscritora e ilustradora, formada em Letras pela PUC-SP. Possui extensa produção literária, principalmente voltada ao público infanto-juvenil, com incursões pelas artes plásticas.

Dentre a sua numerosa produção destacam-se obras como:

.

  • Oswald de Andrade –  Biografia – 2000. Menção Altamente Recomendável FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil), 2001 – Editora Callis.
  • Anita Malfatti. Biografia – 2002 – Coleção Crianças Famosas.  Editora Callis.
  • Almanaque dos Sentidos. Informativo. Prêmio Jabuti 2010. Menção Altamente Recomendável 2010 – Editora Moderna.
  • Sete contos, sete quadros – arte brasileira. Em co-autoria com May Shuravel. (Finalista do Prêmio Jabuti 2015). Editora Moderna, 2014.

Daniel Perroni Ratto

Daniel RattoPoeta, jornalista, músico, letrista, turismólogo, professor, pós-graduado em mídia, informação e cultura pela ECA/USP e servidor público federal. A lista de campos de atuação de Daniel Perroni Ratto é tão múltipla e instigante quanto seus poemas.

Autor dos livros Urbanas Poesias (Ed. Fiúza, 2000), Marte mora em São Paulo (A Girafa, 2012), e Marmotas, amores e dois drinks flamejantes (Ed. Patuá, 2014), nasceu em São Paulo, em 1976. Daniel é cronista do Blog da Rádio UOL, no UOL Música, colaborador na editoria de música do portal Culture-se.com; cronista do Jornal Diário do Nordeste também faz parcerias de composição com algumas bandas promissoras na cena paulistana. Presença certa em saraus como “Sopa de Letrinhas Sarau” e “Bordel Poesia”, Ratto participa da cena literária contemporânea com fervor.

Davi Kinski

Davi KinskiFormado como ator pela Actor School Brazil e em cinema pela Academia Internacional de Cinema, traz em sua bagagem uma carreira no teatro, no cinema e na literatura. Dirigiu sete curtas-metragens, dentre eles, Cineminha. Participou do filme Nome Próprio, de Murilo Salles, que lhe rendeu a indicação de melhor ator no Festival de Gramado de 2008. No teatro, encenou Aurora da Minha Vida, Lisístrata, Bailei Na Curva e O Grande Jardim das Delícias de Fernando Arrabal. Em 2011 encenou seu primeiro monólogo ‘Lixo e Purpurina’ baseado em textos de Caio Fernando Abreu com temporada esgotada no SESC Pompéia.

Em 2012, abriu sua produtora a Play Cultural, uma das responsáveis pelas últimas temporadas de Bibi Ferreira em São Paulo. Atualmente realiza seu primeiro longa-documentário “POEMARIA” onde registra a poética de nossos tempos e está em processo de construção do documentário SEXO.DOC, inspirado no site Pau Pra Qualquer Obra. Davi lançou seu primeiro livro de poesia “Corpo Partido” pela Editora Patuá, agora em tradução para o francês. Trouxe para São Paulo junto com Rubens Jardim (poeta da geração 60) o Sarau Gente de Palavra, criado em Porto Alegre pelos poetas Renato de Matos Motta e Michele Hernandes.

Israel Antonini

Israel AntoniniNatural de Osasco, SP, cursou Letras na USP e extensão em Literatura na PUC-SP. Já editou revista literária, organizou antologia de festival literário.

Tem textos esparsos em jornais, revistas e sites de literatura. Em 2006, publicou o livro identidad&plural [ed. do autor], Colírio (2011) e Longi-tudo (2015), ambos pela Editora Patuá. Hoje divide seu tempo entre o funcionalismo público, imagens, amor e amizades. É baixista da Euphúria. (www.euphuria.com.br).

.

.

Lilian Aquino

Lilian AquinoNascida em São Paulo, seu livro de estreia, “Pequenos afazeres domésticos”, saiu em 2011 pela editora Patuá. Tem poemas em diversas revistas impressas e virtuais e em antologias. Prepara seu segundo livro, “Daqui”, selecionado com bolsa de criação pelo Programa de Ação Cultura (ProAc), que será publicado em 2016 também pela editora Patuá.

.

.

Mariana Teixeira

Mariana TeixeiraPoeta e autora dos livros ‘Inversos Paralelos’ (JAC Editora, 2013) e ‘O que tirei da mala’ (Editora Patuá, 2015), escreve em seu blog ‘Correndo com os dedos’ (www.correndocomosdedos .blogspot.com.br), na página do facebook ‘Poesia das Horas’  (https://www.facebook.com/ poesiadashoras/) e tem textos publicados nos dois volumes da antologia ‘Hiperconexões: realidade expandida’ (Editora Terracota, 2013 e Editora Patuá, 2014), a primeira antologia de poemas sobre o pós-humano da literatura brasileira, organizada pelo escritor Luiz Brás.

Em 2014, participou do Festipoa – Festival Literário de Porto Alegre, declamando poemas de seu primeiro livro. Em 2015, teve poemas selecionados para a exposição “Poesia Agora”, realizada no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (agosto/setembro). Ainda em 2015, participou da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (outubro) e foi a poeta homenageada na 39a edição da Revista e Sarau Gente de Palavra.

Stefanni Marion

Stefanni MarionAutor dos livros Temporário (Patuá, 2012) e Inventário (Patuá, 2014). Membro do Conselho Editorial do jornal literário O Casulo e um dos organizadores e editores da antologia “É que os Hussardos Chegam Hoje”. No projeto «Arte na Balada», expôs seus escritos com batom vermelho nos vidros do banheiro de uma casa noturna paulistana. Morou na Espanha e atualmente vive em São Paulo, onde é bibliotecário. Finaliza o livro de poemas Bestiário, que sairá no final de 2016, dentre diversos outros delírios planetários do universo literário.

Serviço:
PontoArt Galeria
Rua Inácio Pereira da Rocha, 246 – Vila Madalena – Tel (11) 2548 1661
Para outras informações, acesse o site: www.pontoart.com.br
Evento Literário: “A poesia contemporânea e o legado literário de 22”, dia 27 de fevereiro de 2016, sábado, das 14h às 18h.
Entrada: Franca

 

logoGC2Informações para a imprensa: Adriana Guidolin – GC2 Escritório de Arte, Fotografia & Assessoria – (11) 3051 3106/9 9307 4167 – email:. redacao.guidolincomunicacao@gmail.com – Skype/ Facebook/Instagram – Adriana Guidolin
Visualizações: 683

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.