A Galeria PontoArt apresenta exposição: “Um Olhar Incomum II”, com obras da artista plástica Ananda Giordano Peres

AGPA Galeria PontoArt promove a exposição: “Um olhar Incomum II”, com vernissage no dia 30 de outubro às 18h30. A mostra estende-se até o dia 29 de novembro de 2014 e conta com pinturas, desenhos, colagens, objetos e esculturas de Ananda Giordano Peres, em conjunto e com o suporte técnico de suas professoras e mentoras Carla Caruso, escritora e ilustradora, e Helena Ribeiro, artista plástica e arte-educadora, com obras e intervenções de ambas.

A curadoria é de Lucília Giordano e Marrey Peres Jr., administradores da Galeria PontoArt há seis anos e os pais da artista. A exposição conta com identificações e textos em braille e com o recurso de áudio-interpretação das obras, com total acessibilidade aos deficientes visuais. O principal objetivo da mostra: “Um Olhar Incomum II”, é mostrar e compartilhar com o público a evolução de Ananda, suas criações e inspirações nesse período, com mais de 50 obras.

ananda8Ananda Peres é cega de nascença, porém durante toda a sua vida conviveu com o universo das expressões artísticas. Interessa-se principalmente pela música e pelas artes plásticas, sendo que o interesse por essa área foi estimulado pelo fato de seu avô Marrey Luiz Peres, ter sido um artista plástico muito atuante e também pela sua constante presença na Galeria PontoArt. Além de aulas de bateria e de canto, Ananda frequenta regularmente aulas de arte no Atelier da arte-educadora Helena Ribeiro e a oficina de escrita com a escritora Carla Caruso. E segundo as palavras da escritora, “os textos da Ananda são criativos, e cada vez ananda9mais ela se apropria da linguagem escrita. É um prazer e uma grande felicidade compartilhar com ela as descobertas e surpresas que surgem das suas criações artísticas”. E para outra profissional, Helena Ribeiro, “trabalhar com a Ananda é algo meio inexplicável, pois tenho outros alunos, além da Ananda, mas com ela tudo é muito especial. Os resultados são totalmente diferentes dos outros alunos, independente da técnica utilizada. Ela é muito inteligente, sensível. Nossa relação é muito autêntica, aberta e franca. A arte com a Ananda é sempre mais intensa e o lidar com as cores é como se estivéssemos tratando dos nossos próprios sentimentos”, esclarece a professora e arte-educadora.

ananda11Em um momento de reflexão voltado às artes, melhor dizer que a inclusão aqui se dá em duas vias distintas. A primeira via, por meio da criação de um universo paralelo no qual habita o “olhar incomum” da pessoa com deficiência visual, na tentativa de sensibilizar e se comunicar com as pessoas do outro universo preponderantemente visual. A segunda via, através da disponibilização de material táctil e de recursos audíveis, proporcionando às pessoas com deficiência visual, participarem de uma exposição de artes preponderantemente visuais. ananda4Esse é um dos papéis e funções da arte, principalmente vista sob o aspecto da contemporaneidade: expor as pessoas e mentes às experiências que possam romper com os possíveis paradigmas que, neste caso, agem no sentido de dar uma perspectiva falsa ao aspecto da inclusão social das pessoas com qualquer tipo de deficiência. Na construção de universos paralelos e inclusivos e em consequência dos estímulos culturais e da própria paixão pelas artes, os deficientes visuais podem participar da exposição, construindo conhecimentos e sentimentos estéticos próprios e Ananda pode desenvolver, juntamente com Carla e Helena, uma produção em grafismos, textos e objetos que convergem para uma estética também incomum, assim como seu olhar. Isto com uma natural evolução de sua arte, utilizando experimentos e técnicas variadas e promovendo a construção de uma manifestação estética aliada ao visual, rítmico e táctil, sendo estes últimos aspectos e sentimentos comuns na pessoa com deficiência visual.

Serviço:
Galeria PontoArt, na Rua Inácio Pereira da Rocha, 246, Vila Madalena, São Paulo, SP, Brasil – Tel.: 11 2548 1661.
Vernissage: dia 30 de outubro, 5a. feira, às 18h30.
Exposição: de 31 de outubro a 29 de novembro.2014 – de terça a sexta das 11h às 18h e sábados das 12h às 17h. Não abre domingo e segunda-feira. Estacionamento com desconto: Rua Fradique Coutinho, 1025.

Para saber mais:

______________________________________________________________

AGP_CC

Carla Caruso é escritora e ilustradora. Cursou Letras na PUC-SP e, atualmente, coordena oficinas de escrita criativa. Publica livros de vários gêneros: poesia, ficção e informativos. Em 2010, recebeu o prêmio Jabuti pela obra “Almanaque dos Sentidos”, da editora Moderna. Na área das artes visuais, trabalha com ilustração e gravura. Participou de algumas exposições, entre elas, a mais recente, “Livraria de artistas”, na Galeria Gravura Brasileira.

passaropeq

______________________________________________________________

AGP_HRHelena Ribeiro é pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora, tendo se formado nos anos 70, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Desenvolveu carreira de professora de artes na escola pública e privada até o final dos anos 90, paralelamente à carreira de artista plástica. Eclética e inovadora em sua carreira, a artista sempre surpreende por sua versatilidade de técnicas e originalidade do trabalho, ficando na realidade muito difícil definir sua obra por ser esta extremamente plural. Seu trabalho, que tem estreita ligação com a realidade, está em constante mutação, retendo sempre fragmentos de momentos que passam, mas também assimilando o novo, o mundo imediato que nos rodeia, sendo que HRpeqnada se perde, mas sim se transforma, tanto técnica como esteticamente. Atualmente possui um ateliê de pintura e desenho onde ministra aulas, expõe e vende trabalhos.

 
 
 
 
 
 
 
Informações para a Imprensa:
Adriana Guidolin – Mtb 26728 – GC2 Escritório de Arte, Fotografia & Comunicação – email: redação.guidolincomunicacao@gmail.com
Av. Nove de Julho, 3206/23 – Jardim Paulista – CEP 01406 000
São Paulo – 11.30513106 – 9 93074167
Skype/ Facebook/Instagram – Adriana Guidolin
Visualizações: 664

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.