Exposição “Olhar Celeste” – A Poética de Wladimir – Obras de Wladimir Sanchez Schiappacasse na Galeria PontoArt

Nesta mostra apresentamos uma pequena parte do trabalho artístico de Wladimir, procurando representar sua diversidade.

Sobre o artista:

WSSWladimir Sanchez Schiappacasse, artisticamente Wladimir Sanchez, uruguaio, 83 anos, registra em sua extensa vida de artista plástico, em madeira, sonhos de menino e encantos do mundo adulto. Nascido em Montevidéu, em 1931, adotou desde cedo a profissão de marceneiro. Iniciando suas atividades nas Cooperativas Anarquistas locais, porém, logo anteviu a possibilidade de aproveitar partes não utilizadas em seus trabalhos de artesão para compor o que, com o tempo, transformou-se em obra artística de brilho próprio.

Procurando aperfeiçoar sua técnica, em sua juventude foi aluno do Taller (ateliê) Torres Garcia, sempre em Montevidéu, influência construtivista que permeia toda a sua obra. Realmente, em grande parte de seus trabalhos sente-se a forte herança transmitida por esse ateliê, mantido inicialmente pelo grande artista plástico uruguaio e latino-americano Joaquim Torres Garcia, estabelecimento ativo até 1962, quando oficialmente encerrado.

homem_maquina_detalheWladimir Sanchez, manifestadamente, seguiu as pegadas do mestre mas, a elas, imprimiu talento invulgar, especializando-se em obras em madeira, ora coloridas e minuciosas montagens, ora rígidas “telas” onde ondula a imaginação. Humilde na avaliação de seus próprios méritos orienta-se pela assertiva de que um artista nasce artista, não se cria, negando o que, hoje, salta aos olhos: a invejável qualidade artística de sua obra, sempre baseada no princípio de procurar ligar o trabalho artesão ao artístico.

totalitario_alegre_detalhe1Uruguaio de coração, com o recrudescimento do ambiente político no país natal, porém, chegou ao Brasil exilado em 1979, aos 48 anos de idade, instalando-se em Porto Alegre (RS), onde desenvolveu a maior parte de sua obra de pinturas e esculturas. Dessa permanência destaca-se uma exposição com obras inspiradas na Divina Comédia de Dante Alighieri, apresentada na catedral da capital gaúcha. Uma das obras, retratando Beatriz, foi feita com 22 mil pequenas peças de madeira.

W43_detalheDe personalidade fechada, torna-se recluso, misantropo, detalhista e estudioso. É um pioneiro na reutilização de elementos, principalmente os retalhos de madeira resultantes de sua atividade profissional inicial como marceneiro. E, traço marcante, suas obras sempre carregam um sutil toque de humor. Com a madeira, seus trabalhos têm a constante característica visual de obras em 3D. Suas esculturas são lúdicas, quase brinquedos, sendo também, em suas próprias palavras, uma homenagem aos artesãos, companheiros de suas origens.

Em 2012 retorna a Montevidéu, onde continua trabalhando.

(Texto de Yves Winandy)

 

Serviço
PontoArt Galeria
Rua Inácio Pereira da Rocha, 246, Vila Madalena, São Paulo, SP, Brasil
Tel.: 11 2548 166
www.pontoart.com.br
pontoart@marreyperes.com.br
Período
de 07 a 17 de outubro de 2014
 3ª. a 6ª. das 11h às 18h00 e sábados das 12h às 17h
Não abre domingo e 2a. feira
 
Estacionamento com desconto: Rua Fradique Coutinho, 1025
Visualizações: 551

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.