Um certo São Paulo – Exposição de pinturas de Maurício Toledo Piza Lopes na PontoArt

Foto Mauricio PizaMaurício Toledo Piza Lopes é um pintor com inclinação para a paisagem urbana, para a cidade. Amante da cidade em que mora, São Paulo, a maior cidade da América do Sul. No entanto, não é um pintor realista ou naturalista. Ama a cidade filtrada através da memória, através de sinais e grafismos quase infantis, existindo nesse espaço ambíguo do sonho e da memória.
Os locais representados são geralmente identificados nos nomes das pinturas após o fato e de maneira bem subjetiva.

“Realmente não espero que as pessoas vejam nelas as mesmas coisas que eu”, afirma. Mas os títulos dos quadros acrescentam à sua poesia.

Rio Pinheiros, por Maurício Piza Lopes

Rio Pinheiros, por Maurício Piza Lopes

Maurício é guiado pelo Ut Pictura Poesis; não o “na poesia como na pintura”, mas sim o “na pintura como na poesia”. Como na poesia, considera que o que não pode ser expresso através de conceitos, por meio do estrito discurso verbal é muito mais importante do que aquilo que pode. Arte é o que escapa pelas frestas.

Acredita que as pausas são sempre mais importantes do que as notas, mas que aquelas só existem por causa destas; e que, portanto, o acidente, o chamado ruído, de alguma forma rompe a casca de nossa criação meticulosamente controlada, abrindo-a para as infinitas possibilidades da criação em si, e que esta é a razão de ser de uma obra. Considera que uma pintura está terminada quando ela atinge seu equilíbrio formal de uma maneira informal; quando ela é expressiva e ao mesmo tempo tão medida e balanceada como algo feito por Poussin; quando a tensão entre caos e harmonia se resolve em drama.

O Prédio - Por Maurício Piza Lopes

O Prédio – Por Maurício Piza Lopes

RELEASE – Exposição “Um Certo São Paulo” na PontoArt Galeria
Um Certo São Paulo – Paisagens imaginarias de São Paulo filtradas pela memória e pelo sonho. Pinturas realizadas nos últimos três anos por Mauricio Piza. De 13 a 28 de Setembro.

Local: PontoArt Galeria – Rua Inácio Pereira da Rocha, 246, Vila Madalena, São Paulo, SP, Brasil – fone 55 11 2548 1661.
Vernissage, dia 12 de Setembro às 18h30.
Conversa com o artista dia 21 (sábado) das 14h00 às 16h00.

Informação sobre o Artista

Formação

Licenciatura em Educação Artística (Habilitação em Artes Plásticas)
Ano de início: 1993. Ano de término 1996. Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP.
1991 – Aulas de Gravura em Linóleo com Sérgio de Moraes.
1974 – Cursa a Escola de Artes Brasil, onde tem aulas com Carlos Fajardo, Luís Paulo Baravelli, José Resende e Luís Carlos Nasser e aulas de gravura com Dudi Maia Rosa.

Atividades didáticas:

Praça da República - Por Maurício Piza Lopes

Praça da República – Por Maurício Piza Lopes

1997/98 – Ministra aulas de História da Arte e de Técnicas e Materiais Pictóricos no Instituto Paulista de Restauro.
1998/2001 – Professor da área de Representação e Linguagem do Departamento de Arquitetura da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (SAP – EESC/USP).

Principais Exposições
2013 Exposição Individual “Um Certo São Paulo”, PontoArt (SP)
2011 Exposição “Caminhadas”, Mercearia São Roque, (SP).
2002 Clube de Campo Pró-Vida, Araçoiaba (SP).
1997 Espaço Cultural BACEN (SP).
1995 Galeria Anglo, Rio Claro (SP).
1995 Espaço Cultural Engenho Central, Piracicaba (SP).
1995 Espaço Cultural BACEN (SP).
1986 Exposição Individual na Itaú Galeria, Catanduva (SP).

Visualizações: 735

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.