UM OLHO… UM OLHAR DE MINHAS MULHERES

Exposição do físico e artista plástico José Luciano Miranda Duarte retrata os olhos de diferentes personagens, para mostrar a criação do olhar cultural.

Existem cinco sentidos, mas o ser humano é, em sua maioria, visual. Sob essa ótica, a Galeria PontoArt apresenta, de 7 a 23 de março, a exposição Um olho… um olhar de minhas mulheres, com a obra homônima do artista plástico José Luciano M. Duarte. A mostra reúne desenhos em pastel, de 15cm x 14cm, que reproduzem olhos de 112 mulheres e do próprio artista. Reunidas em um painel de 3,60m x 1,6m, as 113 imagens configuram um grande olho, mostrando um olhar cultural composto pelos olhares individuais.

“Ao longo da história da humanidade e de cada indivíduo, muito da percepção de mundo foi construída com dados visuais. Conseguimos compartilhar essa visão da realidade pela cultura e nosso olhar torna-se coletivo quando, da contribuição individual, se obtém um olhar cultural.”, afirma José Luciano.

A obra exibe o olho, em geral esquerdo, de diferentes mulheres do cotidiano do autor – amigas, alunas, familiares, artistas plásticas. Na grande pupila coletiva estão filha, mãe e sogra de José Luciano, dono do único par de vistas masculinas da composição, para afirmar que o olhar cultural teve o suporte de um detector específico: o da sua visão e arte.

Cada olho exprime uma personalidade e impressionou o artista pela riqueza e diversidade, em seus pormenores: formato, coloração da pele, da íris; expressões serenas, ansiosas, duvidosas, seguras. Representam a motivação individual do conhecimento e dão corpo à construção coletiva do conhecimento perceptual.

Além disso, é a presença do feminino atento, meticuloso que, enquanto admiramos o trabalho, está a nos observar. Estamos diante da emergência do olhar cultural, que exibe uma estrutura fractal. A complexidade está se manifestando: são inúmeros fatores que o determinam.

Será também exposta pela Galeria PontoArt uma série de 17 desenhos em grafite de autoria de José Luciano, que retratam paisagens e temas ligados à física. Professor no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, José Luciano iniciou sua carreira como artista plástico durante a reabilitação de um acidente, que prejudicou parcialmente sua visão, e a pintura e o desenho atuaram como importantes atividades reabilitatórias.

Serviço:

Exposição: “Um olho… um olhar de minhas mulheres”

Desenhos de José Luciano M. Duarte

De 07 a 23 de março de 2013
Funcionamento: de 3ª a 6ª, das 11h às 18h

Sáb. das 12h às 17h
Vernissage: 07 de março, das 19h às 22h

Local: Galeria PontoArt

Rua Inácio Pereira da Rocha, 246

Vila Madalena – São Paulo, SP – Fone: 11 2548 1661

Sobre Galeria PontoArt:

A PontoArt é uma galeria de arte e uma iniciativa cultural. Concentra obras de artistas iniciantes e consagrados, além de promover eventos e ações culturais.

Informações à imprensa:

Maria Luiza Castelo Branco

Comunicação & Cultura

mluizacastelobranco@gmail.com

Tel.: (11) 9334-8705/ 3873-7517 

Visualizações: 561

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.