Exposição Focus Mundi – Obras de Mário Tossi

Obras retratam experiência vivida pelo artista plástico Mario Tossi durante 35 dias na selva amazônica.

Mario Tossi, artista plástico brasileiro premiado na Europa, onde viveu por 17 anos, apresenta a Exposição Focus Mundi, na Galeria PontoArt, de 6 de outubro a 12 de novembro. A mostra retrata situações, imagens e sentimentos experimentados durante 35 dias no interior da floresta amazônica, em viagem feita quando tinha 18 anos. “A selva me deu a dimensão exata do tamanho do ser humano, ou seja, insignificante diante da força da natureza”, conta Tossi, atualmente com 47 anos. Juntamente com o irmão, resolveu embrenhar-se na selva munido apenas de um mapa, bússola, pouco alimento e infinita curiosidade. As obras que compõem a exposição foram produzidas em 2010 com as reminiscências da viagem.

Autodidata e poliglota – fala alemão, italiano, francês, inglês, espanhol e holandês – o artista fez das viagens pelo mundo e do contato com a natureza, o principal material para as criações. Nascido em Olinda, passou a primeira infância no Rio Grande do Sul e, por força do trabalho do pai, morou em Altamira (PA). Aos 21 anos, instalou-se em Canoa Quebrada (CE), criando os primeiros desenhos. Logo, zarpou para Alemanha, mas fincaria residência duradoura na Itália, em Firenze, onde morou por três anos e aprimorou a técnica da aquarela junto aos grandes mestres italianos. O próximo destino foi a cidade de Maastricht, na Holanda, onde viveu por nove anos. “Foi o período mais difícil como artista, o clima frio e a saudade da luz encontrada na Toscana tiraram minha vontade de criar”, afirma. Formou-se, então, como chef de cuisine e, de volta ao Brasil, montou atelier, loja e restaurante em Canoa Quebrada.

Radicado em São Paulo há dois anos, Tossi declara que a cidade já começa a instigá-lo e que a próxima exposição será, sem dúvida, sobre a selva de pedra paulistana.

“Hope” – técnica mista retrata visão sob a copa das árvores amazônicas 100 X 100 cm

Unidade XV – da obra “16 Reasons”  técnica mista – 30 x 30 cm

“Harmony” – Técnica mista – 100 x 80 cm

Serviço:

Exposição: “Focus Mundi” – de Mario Tossi

Local: Galeria PontoArt

Rua Inácio Pereira da Rocha, 246.

Vila Madalena – São Paulo, SP – Fone: 11 2548 1661

Vernissage: 06 de outubro das 18 às 23 h

Período: de 07 de outubro a 12 de novembro
Funcionamento: de 4ª a 6ª das 11h00 às 18h00

Sab. das 12h00 às 17h00

Sobre Galeria PontoArt:

A PontoArt é um mix de galeria de arte e espaço cultural. Concentra obras de artistas iniciantes e consagrados, além de objetos de decoração, quadros, móveis e cerâmicas.

Visualizações: 85

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.