IDENTIDADE 4 X 3

Mostra coletiva reúne trabalhos de quatro artistas, com necessidades especiais,  orientados por três mestres das artes plásticas.

A Galeria PontoArt apresenta a exposição coletiva intitulada “Identidade 4×3”, de 14 a 24 de setembro. A mostra reúne cerca de 20 obras dos artistas plásticos Carolina Peter, Amâncio Chiodi, Felipe Ruído e Eduard Maldus que, sob a orientação de Rubens Matuck, Paulo Pitombo e Lela Severino, utilizam a pintura, a xilogravura e o desenho como forma de busca da identidade artística.

O amadurecimento do trabalho dos alunos é fruto da construção por meio de discussões sobre história de arte, desenvolvimento da linguagem artística, leitura de imagens e supervisão técnica. “Matuck e eu costumamos dizer que orientamos os alunos na busca da expressão plena”, esclarece Pitombo, formado em artes plásticas pela Belas Artes, há mais de 20 anos.

Desde 2002, Matuck e Paulo desenvolvem projeto inclusivo de alunos portadores de deficiências.  “Não é uma regra, o ateliê é um espaço eclético, aberto a todos que queiram pensar a arte, vencer preconceitos e transcender às dificuldades, sejam elas quais forem”, explica Matuck.  O radialista Osmar Santos, que teve grave comprometimento motor e cerebral após acidente, frequentou as aulas e é um dos exemplos de como a criação ajuda a superar obstáculos.

O trabalho consiste em três momentos durante o processo de criação: o acolhimento do aluno e a compreensão das diferenças; o reconhecimento de seu lugar dentro do grupo e a abertura da possibilidade de crescimento artístico. Os fundamentos usados são a escultura, a pintura e o desenho de observação – e para tanto contam com a contribuição valorosa de Lela Severino que por mais de 30 anos trabalha como  modelo-vivo  e agora orienta também os alunos nas aulas de escultura em argila.

“O maior desafio é o enfrentamento das dificuldades e a posterior organização do pensamento para transpor para o papel a expressão artística verdadeira. Como em vários retratos 3×4, a identidade do aluno vai se configurando por meio de diferentes reflexões e de fazeres”, finaliza Pitombo.

Xilogravura de Lela Severino – 30 X 40 cm

.

.

.

.

.

.

Obra de Felipe Ruído – técnica mista

.

.

.

.

.

.

Desenho em nanquim de Amâncio Chiodi

.

.

.

.

.

Serviço:

Exposição coletiva: “Identidade 4 x 3”

Trabalhos de Amâncio Chiodi, Carolina Peter, Eduard Maldus e Felipe Ruído, sob orientação de Rubens Matuck, Paulo Pitombo e Lela Severino

Local: Galeria PontoArt

Rua Inácio Pereira da Rocha, 246.

Vila Madalena – São Paulo, SP – Fone: 11 2548 1661

Período de 14 a 24 de setembro de 2011
Funcionamento: de 4ª a 6ª das 11h00 às 18h00, Sab. das 12h00 às 17h00

Sobre Galeria PontoArt:

A PontoArt é um mix de galeria de arte e espaço cultural. Concentra obras de artistas iniciantes e consagrados, além de objetos de decoração, quadros, móveis e cerâmicas.

Informações à imprensa:

Maria Luiza Castelo Branco

Comunicação & Cultura

mluizacastelobranco@gmail.com

Tel.: (11) 9334-8705/ 3873-7517

Visualizações: 72

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.