TOCANDO O HORIZONTE – Pinturas de Ole Skovsmose

Ole Skovsmose, renomado artista dinamarquês, com exposições na Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Finlândia, expõe pela primeira vez no Brasil a mostra “Tocando o horizonte”. Promovida pela Galeria PontoArt, a exibição acontece de 28 de outubro a 20 de novembro, em São Paulo, com Vernissagem em 28 de outubro a partir das 18h30. 

Rostos e silhuetas misturam-se às cenas oníricas pelas cores do artista Ole Skovsmose na exposição “Tocando o horizonte”, que acontece na Galeria PontoArt, de 28 de outubro a 20 de novembro (veja horários no serviço). Professor na Universidade de Aalborg e na Unesp, Ole é também artista plástico, e realizou sua primeira exposição em 1969, em sua terra natal, a Dinamarca. Após descobrir “a incrível luz e o clima do Brasil”, passou a dividir seu tempo entre os dois países.

As telas produzidas em óleo e acrílica, com dimensões variadas, revelam personagens vistas em diversas situações. Para Ole, as pessoas são como paisagens, e os rostos, suas narrativas. Como num jogo de adivinhação, o visitante é desafiado a enxergar nas obras o rosto sensual de uma mulher, o homem veloz que desce do ônibus ou o olhar à deriva do paciente no hospital.

Na enciclopédia dinamarquesa de arte Weilbach: Dansk Kunster-leksikon pode-se ler: “de uma paleta de cores escuras e frias Ole Skovsmose tem se dirigido para uma expressão mais ardente incluindo cores como ocre e vermelho, parcialmente influenciado pelas cores da paisagem italiana. Ele tem sua atenção voltada para a figura feminina. Isso é expresso pelas linhas suaves, que podem ser observadas por trás de camadas muito pesadas de cores, por meio das quais ele produz seus quadros. A figura feminina está presente, mais ou menos visível. O corpo, os braços, as pernas ou a silhueta de uma face podem ser percebidos. Enquanto seus quadros anteriores mostram certo ar de resignação, desespero ou agressividade, os mais recentes são brilhantes em cores e estado de espírito.”

O artista dedicou-se por 30 anos à atividade acadêmica nas áreas de matemática e filosofia, porém nunca abandonou o lado criativo. Parte da série “Tocando o Horizonte” foi exibida na Dinamarca, em janeiro deste ano. As telas exibidas na PontoArt foram produzidas no Brasil e, segundo seu autor, a luz e a atmosfera brasileiras o deixaram mais livre para usar tons quentes, com ênfase nos vermelhos. Vale conferir!

Ole Skovsmose Nascido na Dinamarca, estudou Filosofia e Matemática na Universidade de Copenhague. É membro da Associação Internacional de Artistas Plásticos, Membro da Associação Dinamarquesa de Artistas Visuais e Membro do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos – SP (SINAP-ESP)

Principais exposições:
• Galeria Inuit – Aalborg, Dinamarca, 2009
• Kairos New Art Gallery – Munique, Alemanha 1995
• Embaixada Dinamarquesa – Londres, Inglaterra, 1993
• Galleri Ålborghallen – Aalborg, Dinamarca, 1992
• Casa de Arte, Kunstbygningen – Svendborg, Dinamarca, 1990
• Museu de Arte – Frederikshavn, Dinamarca 1989
• Galeria Marius – Copenhague 1988
• Casa de Cultura – Helsinki, Finlândia 1987
• Arendal Associação de Arte  – Oslo, Noruega 1985
.
Galeria PontoArt
Rua Inácio Pereira da Rocha, 246. Vila Madalena – São Paulo, SP. Fone: 11 2548 1661
Exposição: de 29 de outubro a 20 de novembro
3ª a 6ª das 11h00 às 18h00
Sab. das 12h00 às 17h00
Visualizações: 658

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.