“Novos Valores – Cultura Viva na Vila” – Exposição Coletiva na PontoArt com obras de Érika Finati, Toni D Queiroz e Yves Winandy

A PontoArt – Espaço de Artes e Objetos promove, no próximo dia 27 de julho, o vernissage da exposição coletiva “Novos Valores – Cultura Viva na Vila” com obras dos artistas plásticos Érika Finati, Toni D Queiroz e Yves Winandy. O evento será realizado das 18h30 às 22h00 e a exposição se estenderá até o dia 21 de agosto.

* Érika Finati nasceu em Franca, SP, é jornalista e mora na Vila Madalena. É pintora e ilustradora. Estudou arte nos ateliers 996 e Colette Pujol. Segundo suas próprias palavras:

“Sonhos, mutações… E muita poesia. O que move ou para a psique me interessa. Acho que meus quadros são poemas-imagens. Gosto de seres fantásticos e (aparentemente) surreais. Em geral, eles habitam florestas, mares, ou estão acompanhados de elementos da natureza, como o Sol, a Lua, as árvores.”

* Antonio Olinto de Queiroz Filho (Toni D Queiroz) nasceu em 1956, em Salvador – Bahia e já no primário demonstrava interesse pelo desenho e pela música. Aprendeu violão, teclado,  bandolim,  estudou lutieria para violinos e violas, trabalhou no teatro como cenógrafo, ator e também com dança, iluminação e sonorização. Nas artes plásticas seus estudos se focalizaram no abstrato contemporâneo e no primitivo. Também faz esculturas em ferro,  madeira e barro, modelando idéias e criando um design moderno. Já participou de exposições na Bahia, na França e na Suíça. Reside em Mauá, na Grande São Paulo, há um ano.

Toni descreve assim suas pinturas:

“Uma saída à visão penuriada entre abstrato contemporâneo
no meu pensamento labirintos em movimento
nos traços a natureza se destaca entre
bananais canaviais o rosto vai se revelando
a partitura borrada de uma cidade queimada
onde um sax melodia sublime sobre uma tinta
traçando o perfil de uma criança
entre uma pintura no pesadelo no sono
de uma presença suave o astral no sonho
entre a pincelada no verde acordando em vozes de um coral.
Sonho.”

.
* Yves Winandy é brasileiro de ascendência franco-belga, artista plástico e jornalista. Também morador da Vila Madalena, nos últimos anos vem se dedicando com afinco à carreira artística. Utiliza técnicas e materiais diversos, fazendo do reaproveitamento e da sustentabilidade uma das principais características de sua obra. Nesta exposição, estará apresentando desenhos, iluminuras e fotos numa criativa profusão de traços e cores. Segundo o artista:

“Dei a essa série de pequenos quadros, feitos integrando o uso de lápis de cor e canetas hidrográficas, o nome de “Iluminuras”, à semelhança dos coloridos e luminosos desenhos encontrados ilustrando manuscritos e incunábulos produzidos durante a Idade Média, notadamente na Europa. Com isso, acredito ter conseguido mesclar, em minha obra, uma herança cultural franco-belga, origem de meus antepassados, com minha vivência brasileira, na qual cores vivas e brilhantes podem ser desfrutadas no dia a dia de cada um, seja simplesmente olhando o céu, a terra ou o mar, seja vendo as roupas dos habitantes dessa terra, e mesmo esses mesmos habitantes em todas as suas nuanças.”

A PontoArt é um mix de galeria de arte e espaço cultural, apresentando quadros, cerâmicas, móveis e objetos de decoração em geral. O espaço também concentra peças de design contemporâneo e obras de artistas iniciantes e já consagrados. Com esta coletiva, a PontoArt quer incentivar e abrir espaço para os novos valores da arte contemporânea, pois a cultura é uma entidade viva!

PontoArt – Rua Inácio Pereira da Rocha, 246 – Vila Madalena, São Paulo, SP – fone 11 2548 1661       

pontoart@marreyperes.com.br

Aberta de 3a. a 6a. das 11h00 às 18h00 e aos sábados das 12h00 às 17h00.

Visualizações: 376

Sobre Marrey Peres Jr

Notícias da Galeria Pontoart - Espaço de Arte e Cultura localizado na Vila Madalena, São Paulo, SP, Telefone 55 11 2548 1661.
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.