Adaptação de Livros em Braille

O Sistema Braille:

O portador de deficiência visual tem acesso à literatura escrita através de códigos tácteis que são chamados de Alfabeto Braille. Para se adaptar um determinado livro (escolar, de literatura, etc.), para Braille pode-se utilizar o trabalho de pessoas que fazem esse tipo de transcrição, solicitar o mesmo a uma instituição ou utilizar-se de dispositivos (microcomputadores, softwares e impressoras) que transformam textos em caracteres normais para Braille.

Se você quiser uma fonte em Braille para o seu computador, solicite AQUI ! , informando o seu Email, que eu enviarei em formato de fonte true type.

É importante observar, porém, que adaptar um livro para Braille, principalmente no caso de crianças em fase de alfabetização, não precisa ser somente a transcrição do texto original. Existem muitas técnicas para gerar "ilustrações", adaptar o vocabulário, os termos dos exercícios e outros cuidados, que podem ser utilizados para tornar mais atrativo o texto para as crianças.

Direitos Autorais:

A lei 9.610, de 20 de fevereiro de 1998, altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais. Essa nova lei não mais considera ofensa aos direitos autorais a reprodução de obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reprodução, sem fins comerciais, seja feita mediante o Sistema Braille ou outro procedimento qualquer de suporte para esses destinatários.

Se você quer alguma informação, quer enviar uma dica, link ou comentário, clique AQUI !

Esta página foi elaborada e é mantida pela PG&A Consultoria e Serviços S/C Ltda.

  Missão  História  Principais Trabalhos  Comunidade Sócios   Contacte-nos